Menu

Como instarlar o Linux (Ubuntu) e ser mais feliz

29/11/2013 - Aprendizagem, Dica, Software Livre
Como instarlar o Linux (Ubuntu) e ser mais feliz

Publicado originalmente em meu blog pessoal.

É muito melhor desenvolver usando o Linux (sou desenvolvedor de sistemas :D), ou simplesmente usar o Linux para atividades cotidianas é memhor. Algo que deve ficar claro é que tudo o que você já faz hoje no windows vai fazer ainda melhor no Linux. Se ainda não foi o bastante, dê uma olhada nas 10 vantagens de usar o Linux que vão deixar você mais feliz para sempre logo depois das intruções de instalação.

Antes de pensar em instalar o Linux, sempre faça pelo menos um backup. Recomendo na uvem (dropbox) E em algum outro local (repare na enfase no “E”). Backupssão importantes mesmo se não for instalar o Linux, assim não ficará com cara de choro, ou chorando mesmo, quando perder todos arquivos da faculdade, do trabalho ou todas as fotos da família/amigos.

Já existem diversos tutoriais com ótimas explicações de como instalar o Linux (Ubuntu):

(O vídeo é bom mas recomendo o tutorial do Mundo Ubuntu, logo abaixo, é MUITO mais completo)

Baixar o Ubuntu.

Instalação em um PC sem Sistema Operacional?? Ou com Windows 7 ou 8?? O mundo ubuntu está preparado pra tudo

E o que fazer depois de instalar o Ubuntu?? Passos bem intessantes no pós-instalação.

Caso queria testar algo além ubuntu:

Para quem quer Fedora.

Talvez seu gosto seja mais para o Debian.

Se você quer algo um pouco mais complexo, porém que seja totalmente seu, use o ArchLinux.

Uma instalação para os corajosos. Como instalar o Linux do ZERO?? É com o LinuxFromScratch.

E agora 10 motivos para usar o Linux que vão tornar você uma pessoa mais feliz!

1 – Não trava: o Linux é conhecido como um sistema operacional confiável. Além disso, nunca vai precisar formartar seu computador porque ele está ficando lento. Isso não acontece no Linux. Computadores pessoais, celulares e alguns PDAs já rodam Linux sem grandes sustos.

2 – Poucos vírus e não danosos: da maneira como foi programado, a infestação dos vírus no ambiente Linux não é fácil. Sendo assim, mesmo que possível, um vírus no Linux não faz tanto sucesso, ou seja, não infesta. Sem contar que os antivírus para Linux, assim como o sistema, tem atualizações gratuitas.

3 – Independência do Hardware: Linux foi desenhado e escrito para ser facilmente adaptável com diferentes arquiteturas de hardware. Isso é uma grande vantagem, pois o Linux é sempre mais disponível para tecnologias de ponta, como novos processadores por exemplo.

4 – Liberdade de decisão: no mundo Linux você pode escolher diversas soluções para cada necessidade. São vários processadores de textos, todos gratuitos, inúmeros players de mídia e programas gráficos.

5 – Padrões: o Linux por si mesmo e muitas aplicações seguem os padrões Open Source. Isso significa que uma atualização num sistema não tornará obsoleto outros sistemas.

6 – Aplicações: cada distribuição do Linux vem com centenas e provavelmente milhares de aplicações incluídas. Qualquer tipo de software que se necessite, como gerenciador de e-mails, IMs, ferramentas de backup, desenho gráfico, software para programação etc, seguramente estará incluído em uma distribuição Linux.

7 – Inter-operabilidade: totalmente adaptado à era da Internet, o Linux tem softwares para poder se conectar com inúmeras configurações de rede, como Apple e Novell’s Netware. NFS, a tecnologia de networking desenvolvida pelo UNIX também esta incluída no sistema.

8 – A comunidade: um de seus grandes diferenciais, pois reúne pessoas do mundo todo com vontade de ajudar, aprimorar e desenvolver aplicações. As dúvidas dos novos usuários são prontamente respondidas nos milhares de fóruns espalhados pela internet. Com o Linux, você não está só!

9 – Não importa quão potente seja seu processador: devido ao Linux ter sido desenvolvido com contribuições de uma comunidade muito diversa, este tende a ser mais prudente no uso dos recursos do sistema. Podemos instalar algumas distribuições do Linux em equipamentos praticamente obsoletos sem problema, inclusive em um 486.

10 – Linux é 100% configurável: o Linux foi criado para ser um sistema multiusuário. Assim, cada item pode ser totalmente adaptado aos gostos de cada um, incluindo aí o aspecto do “desktop”, os ícones, programas que devem iniciar automaticamente, idioma etc.
Fonte das vantagens: http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/linux-10-motivos-para-usar/476/

Já usa o Linux?? Alguma sugestão?? O que está achando desse sistema operacional??

Você também vai gostar: